Especialidades atendidas

 

Cardiologia

Especialidade médica voltada ao estudo, prevenção e tratamento de  doenças que acometem o coração e os vasos sanguíneos, a Cardiologia está dividida em duas áreas: a Clínica (não invasiva) e a Invasiva.

Os cardiologistas clínicos são os profissionais que realizam os atendimentos dos pacientes em consultórios para diagnosticar e orientar o tratamento das patologias que eles apresentam. Quando necessário, encaminham os pacientes para exames ou tratamentos que por sua vez podem demandar procedimentos invasivos (realizados pela Cardiologia Invasiva). “Isso pode incluir desde procedimentos hemodinâmicos (para diagnóstico e tratamento como cateterismo cardíaco e angioplastia), Eletrofisiologia Invasiva (para tratamento de arritmias) até cirurgia cardíaca”.

 

 

 

Dermatologia

O dermatologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, pêlos, mucosas, cabelos e unhas. São mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos.

O dermatologista atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, além de orientar sobre cuidados gerais, solucionar problemas estéticos e trabalhar na manutenção da beleza da pele. Veja algumas doenças que os dermatologistas tratam: acne (espinhas), alergias, vitiligo, psoríase, queda de cabelos, hanseníase (lepra) e câncer da pele.

O profissional  também é habilitado para tratar de doenças nas mucosas, como afecções na boca, lábios, gengiva, língua e também na área genital. Neste caso enquadram-se as doenças sexualmente transmissíveis (DST) ou doenças venéreas.

 

 

 

Endocrinologia

 

 

O Endocrinologista é o médico que acompanha as glândulas endócrinas, responsáveis pela secreção dos hormônios. Trata de doenças da tireóide e diabetes, entre outras. Alguns dos sintomas avaliados pelo Endocrinologista são:  ganho de peso;  disfunção da tireoide; alteração do crescimento; distúrbios da puberdade;  muita sede e vontade de urinar com muita frequência;  perda de peso. Para o complemento da consulta, o médico poderá pedir alguns exames, como ultrassonografia abdominal e da tireoide, ressonância magnética de crânio e densitometria óssea.

 

 

 

Reumatologia

Reumatologia é a área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos, que incluem as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos. Estas patologias são muitas vezes designadas de doenças reumáticas. Reumatismo é o termo genérico usado para designar este grupo de doenças.

O reumatologista é o medico especializado nesta área do conhecimento.

As doenças reumáticas subdividem-se em:

  • Doenças reumáticas crónicas imunomediadas
  • Doenças reumáticas não imunomediadas como por exemplo, a  fibromialgia, gota, tendinites, osteoporose e osteoartros.

 

 

 

Oftalmologia

 

 

A oftalmologia é uma especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho, à refração e aos olhos e seus anexos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. A oftalmologia tem várias sub-especialidades, entre elas a oftalmo-pediatria, a plástica ocular, doenças orbitárias, doenças das vias lacrimais, o estrabismo, o glaucoma, a cirurgia refrativa, retina, córnea, etc.

 

 

 

 

Otorrinolaringologia

 

A otorrinolaringologia  é uma especialidade médica com características clínicas e cirúrgicas. Seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe, laringe, cabeça e pescoço.

É responsável por tratar e prevenir doenças e distúrbios da orelha, nariz, garganta e estruturas corporais relacionadas.

Os motivos mais comuns para que os pacientes visitem um otorrinolaringologista são problemas com sua audição,  infecção no ouvido ou congestão nasal. A maioria das condições otorrinolaringológicas podem ser diagnosticadas através do exame físico, o que significa que os otorrinolaringologistas têm uma abordagem prática para o atendimento ao paciente.

 

 

 

Proctologia

 

O coloproctologista é o médico especializado em tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos de doenças do intestino grosso e delgado, do reto e ânus. Antes conhecida como Proctologia, a especialidade médica passou a ser melhor referida pelo termo coloproctologia por incluir também o estudo e abordagem terapêutica das doenças do intestino grosso e delgado. O coloproctologista trata doenças como: hemorróidas, fissuras anais, abcessos perianais, fístulas perianais, lesões pós-cirúrgicas do ânus, doenças sexualmente transmissíveis, prolapso retal, constipação, incontinência anal, tumores benignos e malignos do intestino grosso, do intestino delgado e do reto, doença diverticular do intestino, doenças intestinais inflamatórias específicas e não específicas, tais como retocolite ulcerativa inespecífica e Doença de Crohn e doença pilonidal.

 

 

 

Urologia

Urologista é o médico responsável pelo tratamento dos problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres e genital dos homens. Todo urologista obrigatoriamente teve a formação como médico, especialização (residência médica) em cirurgia geral e especialização (residência médica) em urologia.  A urologia apresenta interface com praticamente todas as especialidades médicas.

O médico urologista normalmente atende pacientes em consultório, acompanha pacientes internados, realiza cirurgias e exames diagnósticos. Tradicionalmente, o médico urologista assume importante papel na realização de exames preventivos e check-up . O urologista trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis.

Há uma enorme quantidade de doenças tratadas pelo urologista, em homens e mulheres de todas as idades, incluindo infecções, inflamações, tumores, cálculos, incontinência urinária e outras.

 

 

Gastroenterologia

 

 

Gastroenterologia é uma especialização médica  que cuida do sistema digestório. Dessa forma, o especialista em gastroenterologia cuida de órgãos como boca, esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, intestino grosso e delgado, cólon e íleo. É o especialista responsável por cuidar de doenças como  gastrites, úlceras, esofagite e pancreatite, entre outras. O médico gastroenterologista atua na prevenção, diagnóstico, tratamento e avaliação de todas as doenças que envolvem o sistema que realiza a digestão no corpo humano.

 

 

 

Ortopedia

 

 

A ortopedia é a especialidade médica que cuida da saúde relacionadas aos elementos do aparelho locomotor. As lesões envolvendo o sistema músculo-esquelético de modo geral envolvem os músculos, tendões, cápsula e ligamentos articulares e os ossos nos mais diversos graus de comprometimento,  por vezes afastando o paciente de suas atividades  por tempo determinado, de acordo com a gravidade da lesão como ossos, músculos, ligamentos e articulações. 

 

 

 

 

Neurologia

 

Neurologia é a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso. Especificamente, ela lida com o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, parassimpático e simpático incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos. O correspondente cirúrgico da especialidade é a neurocirurgia.

O neurologista, médico que se especializou em neurologia, é treinado para investigar, diagnosticar e tratar distúrbios neurológicos. 

 

 

 

 

Psiquiatria infantil

 

Psiquiatria é a especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade. A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais. Os procedimentos diagnósticos são norteados a partir do campo das psicopatologias; critérios bastante usados hoje em dia, principalmente na saúde pública.

 

 

 

 

Parceiros