O Instituto Brasil de Gestão Pública – IBRAGESP está entregando nesta semana uma lembrança especial às mulheres pacientes da Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo: um par de brincos de bijuteria. A ação faz parte das celebrações do Outubro Rosa e tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do autoexame para detecção do câncer de mama em seu estágio inicial.

De acordo com a diretora administrativa do IBRAGESP, Patrícia Lisboa Machado, a iniciativa é uma forma singela de agradecer o apoio da população ao atendimento realizado pelo Instituto, que atingiu índice de 99,81% nas consultas médicas e 100% nas cirurgias ambulatoriais. “Além disso, é um meio de lembrar de forma mais marcante sobre a importância das mulheres realizarem os exames para prevenção do câncer de mama, um dos mais comuns no País. Afinal, a saúde é uma joia que precisa ser bem cuidada”.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, somente neste ano são estimados 66.280 novos casos de câncer de mama. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. A doença apresenta sinais e sintomas em suas fases iniciais, por isso detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a aumentar as chances de cura. Além da distribuição dos brindes, a unidade de saúde está disponibilizando uma cartilha com mais informações sobre o câncer de mama e como preveni-lo.

A Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo, gerida pelo IBRAGESP, oferece hoje 15 especialidades, além de também realizar pequenas cirurgias ambulatoriais. Por mês, são feitas cerca de 4 mil consultas e 200 cirurgias. Mais informações sobre o Instituto podem ser obtidas no site ibragesp.org.br.