certificação

Notícias

IBRAGESP realiza testagem de colaboradores da Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo

A Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo está fazendo a sua parte e redobrando as medidas de proteção em suas instalações. Visando a saúde e a proteção dos colaboradores, uma das medidas mais recentes foi disponibilizar e realizar o teste de Anticorpo SARS-Cov-2 em toda a equipe que atua no complexo de saúde, em ação conjunta com a Secretaria de Saúde de Barueri, por meio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Diretoria Técnica de Saúde.

Foram realizados testes rápidos para detecção de anticorpos IgM e IgC, uma importante ferramenta para acompanhamento de quantas pessoas da equipe já foram expostos ao novo coronavírus. IgM e IgG são siglas para as imunoglobulinas das classes M e G. A presença deles no sangue indica se houve contato com o vírus e, também, em que estágio da Covid-19 o portador se encontra, caso haja detecção de algum dos elementos.

Em caso de IgM reagente ou positivo, o testado está ou esteve infectado, contaminado recentemente e o corpo ainda pode estar lutando contra a infecção. Se o exame detectar IgG reagente ou positivo, a pessoa testada pode ter passado por infecção há pelo menos 21 dias, estando recuperada da Covid-19.

Foram testados 57 colaboradores da Policlínica Cruz Preta / Engenho Novo. Destes, 50 apresentaram resultado negativo, ou seja, não tiveram contato com o vírus SARS-Cov-2. Quatro pessoas tiveram IgG positivo, o que significa que já foram infectados anteriormente e estão possivelmente recuperadas. Apenas três integrantes da equipe apresentaram IgM positivo, indicando uma eventual contaminação ativa pelo novo coronavírus.

Segundo a Diretora Administrativa do IBRAGESP, Patrícia Lisboa Machado, os resultados dos testes mostram o cuidado intenso que a unidade de saúde está tomando para colaborar com a contenção da pandemia em Barueri. “Seguimos os mais rígidos protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde para evitar a proliferação do novo coronavírus. Com o esforço de toda nossa equipe, estamos ajudando a cidade a superar esse grande desafio”.

A testagem e monitoramento de seus colaboradores são mais algumas medidas do IBRAGESP para a segurança no atendimento da Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo em meio ao combate à Covid-19 em Barueri. Além de reforços na estrutura e higienização de todo o prédio, a direção do Instituto tem realizado campanhas e ações constantes de orientação e conscientização dos profissionais, sob orientação da médica infectologista Camila Choairy de Almeida.

Compartilhe esta notícia
Notícias relacionadas