Novembro é o mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, o segundo tipo da doença mais comum entre os homens brasileiros. Com o tema “Em novembro, a cor da moda é azul”, toda a equipe de colaboradores da Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo está envolvida nesta iniciativa utilizando laços azuis, a cor indicativa da campanha, e lembrando o público-alvo a realizar os exames de prevenção.

Homens a partir de 50 anos, ou a partir de 45 anos com histórico da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho, devem realizar os exames anualmente. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens no Brasil. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Sua função é produzir o fluido que protege e nutre os espermatozoides no sêmen.

Os principais exames para prevenção do câncer de próstata são o toque retal e o de sangue, para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico). Estes procedimentos podem indicar alterações importantes no órgão, como inflamações, infecções, crescimento benigno ou, no caso mais extremo, tumor maligno.

Os materiais desenvolvidos para a campanha na Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo também abordam a necessidade de se abandonar o preconceito quanto à realização do exame de toque retal, algo rápido e que salva vidas.

O Instituto Brasil de Gestão Pública é uma Organização Social de Saúde que atua na Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo, na cidade de Barueri/SP, prestando assistência de saúde gratuita à população, com foco na igualdade, equidade e humanização, tendo realizado mais de 145 mil exames e cerca de 60 mil consultas médicas.

A unidade oferece atendimento ambulatorial com especialidades em oftalmologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, urologia, proctologia, dermatologia, psicologia e nutrição, além de realizar pequenas cirurgias e exames como tomografia, raio X, ultrassonografia, colonoscopia, eletroencefalograma e endoscopia, entre outros.

Deixe seu comentário

Parceiros