A Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo, em Barueri, passa a contar com duas novas especialidades médicas: Geriatria e Psicologia. Ao todo, a unidade de saúde gerida pelo Instituto Brasil de Gestão Pública – IBRAGESP oferece hoje 15 especialidades, além de também realizar pequenas cirurgias ambulatoriais. Por mês, são feitas cerca de 4 mil consultas e 200 cirurgias.

Para serem consultados por geriatras e psicólogos, bem como pelos outros especialistas, os pacientes precisam passar antes por uma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência. O profissional da UBS é quem vai avaliar o quadro clínico do paciente e, se for necessário, fazer o encaminhamento à Policlínica.

Patrícia Lisboa Machado, diretora administrativa da Policlínica, avisa que para o atendimento de referência feito pela primeira vez é preciso levar a guia de encaminhamento que utilizou na UBS para solicitar o agendamento.

Outras informações importantes:

  • O atendimento é feito sempre obedecendo ao horário agendado, não por ordem de chegada.
  • Somente é permitida a entrada com 15 minutos de antecedência na unidade.
  • As consultas de retorno podem ser realizadas presencialmente ou por telefone.

O IBRAGESP informa que a Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo segue todas as orientações sanitárias para o combate ao novo coronavírus, o que inclui distanciamento físico, procedimentos de higienização, uso de máscaras, entre outros.

Além das novas especialidades que começaram a ser agendadas neste mês de junho, a Policlínica já oferece à população de Barueri as seguintes especialidades: cardiologia, dermatologia, endocrinologia adulto, endocrinologia infantil, gastroenterologia adulto, gastroenterologia infantil, ginecologia, neurologia adulto, otorrinolaringologia, proctologia, psiquiatria infantil, reumatologia e urologia.

Absenteísmo

Outra recomendação importante feita pela diretora administrativa do IBRAGESP é quanto ao comparecimento do paciente na consulta agendada.

“Infelizmente muitas pessoas confirmam o agendamento, mas não comparecem na consulta, gerando atraso no atendimento de quem está presente e aguardando a vez de ser chamado”, afirma. “Se a pessoa não puder comparecer no dia agendado é necessário cancelar com antecedência”, completa Patrícia Lisboa.

No momento da marcação o paciente recebe um SMS informando o dia, horário e local da consulta. Um dia antes recebe um lembrete, também por SMS, além de receber também uma ligação por telefone confirmando o agendamento.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Barueri