certificação

Notícias

Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo distribui lembranças a pacientes para marcar Outubro Rosa

Pacientes que passaram pela Ginecologia na primeira quinzena do mês estão recebendo lixas de unha e instruções para o autoexame das mamas

As pacientes de Ginecologia que foram atendidas na primeira quinzena deste mês pela Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo, equipamento público de saúde gerido pelo Instituto Brasil de Gestão Pública – IBRAGESP, receberam uma lembrança em referência ao Outubro Rosa, iniciativa mundial de conscientização sobre o câncer de mama. Elas foram presenteadas com uma lixa de unha, além de um pequeno panfleto com orientações sobre a maneira correta de realizar o autoexame das mamas.

De acordo com a Diretora Vice Presidente e Administrativa do Instituto, Patrícia Lisboa Machado, o principal objetivo foi reforçar a importância das mulheres ficarem atentas aos sinais precoces da doença, o que pode ser decisivo para o sucesso do tratamento. “Fazer o autoexame pode ser o gesto que vai salvar sua vida, por isso estamos reforçando a maneira correta de realizar o apalpamento e como detectar um eventual problema que mereça consulta médica”, afirma.

Informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, somente no Brasil, são estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com uma taxa de risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. A doença ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no País, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste.

É preciso prestar atenção nos principais sinais e sintomas suspeitos, como caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). O Sistema Único de Saúde oferece todo o tratamento necessário e quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de sucesso na remissão da doença.

 

Compartilhe esta notícia
Notícias relacionadas