certificação

Notícias

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS COM COLABORADORES DA POLICLÍNICA CRUZ PRETA/ENGENHO NOVO

Treinamento envolveu todos os colaboradores da Unidade e foi comandado pela médica infectologista Camila Choairy de Almeida

O Instituto Brasil de Gestão Pública – IBRAGESP realizou no último dia 19 de maio um treinamento de higienização das mãos com todos os colaboradores da Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo, unidade de saúde em Barueri sob sua gestão. A correta higiene das mãos salva milhões de vidas e é fundamental em um serviço público de saúde. Estima-se que perto de 80% das infecções transmissíveis (principalmente hospitalares) poderiam ser evitadas apenas com esse ato.

Instituições de saúde no mundo inteiro realizam as ações com relação ao tema durante o mês de maio, para relembrar a importância, incentivar e potencializar a higiene das mãos como forma de acelerar a redução de riscos de infecções relacionadas à assistência à saúde. O IBRAGESP faz parte desse movimento global, e envolveu todos os colaboradores da Policlínica, inclusive os profissionais terceirizados, no treinamento sob comando da médica infectologista Camila Choairy de Almeida.

Para uma maior eficiência, a dinâmica foi dividida em grupos de cinco pessoas. Foi utilizada uma ação lúdica, que sempre causa surpresa e diversão: a caixa escura. “Os colaboradores realizam a higienização das mãos com álcool gel 70%, que contém luminol, depois colocam as mãos dentro da caixa com luz negra e verificam se toda a mão foi pintada com luminol, indicando que a higienização foi correta e eficaz. É uma ótima forma de ilustrar as falhas e memorizar o correto”, explica a infectologista.

Para os médicos que atuam na Unidade, foram apresentados dois vídeos de treinamento: um realizado pelo Penn State Hershey Medical Center, hospital americano, demonstrando, de forma bem ilustrativa, a quantidade de bactérias e micro-organismos nas mãos dos profissionais de saúde, reforçando a importância de lavar as mãos antes de qualquer contato com os pacientes. O segundo material contou a história da higienização das mãos e sua importância na saúde, especialmente durante a pandemia de Covid-19.

“De acordo com a OMS, vivenciamos um momento crítico, no qual todos os países precisam acelerar a implantação de ações baseadas nas lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19. Para isso, é necessário investir em estratégias e ações direcionadas à prevenção e ao controle das infecções, especialmente para aquelas voltadas à higiene das mãos em serviços de saúde, como a que fizemos na Policlínica”, diz Camila.

O balanço da ação foi bastante positivo, de acordo com a Diretora Vice Presidente e Administrativa do IBRAGESP, Patrícia Lisboa Machado. “Contamos com a participação de mais de 90% dos nossos colaboradores in loco. A correta higienização das mãos salva vidas diariamente em todo o mundo, especialmente no combate às infecções hospitalares. Temos realizado esse treinamento anualmente, e cada vez mais contamos com o apoio e entusiasmo de nossa equipe. Juntos, estamos fazendo nossa parte por uma saúde cada vez melhor para a população de Barueri”, completa.

Compartilhe esta notícia
Notícias relacionadas