certificação

Notícias

Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo realiza conscientização sobre Aids e ISTs no Dezembro Vermelho

O Instituto Brasil de Gestão Pública – IBRAGESP realizou no último dia 20 de dezembro uma ação de conscientização e orientação sobre o Dezembro Vermelho, o mês de prevenção à AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A ação aconteceu em uma tenda montada na entrada da Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo, gerida pelo Instituto em Barueri.

A iniciativa, comandada pela infectologista da Unidade Camila Choairy Almeida, contou com um banner com informações sobre o tema, a distribuição de panfletos e de preservativos, estes doados pela Secretaria Municipal de Saúde de Barueri. Durante todo o mês, cartazes espalhados pela policlínica conscientizavam sobre o assunto, além de panfletos entregues aos pacientes da unidade de saúde. Ainda foi realizado treinamento com todos os colaboradores do Equipamento.

A infectologista conversou com os pacientes que chegavam à policlínica sobre as medidas de proteção contra o contágio, como o uso de preservativos ao realizar atividades sexuais, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP), que consiste no uso de medicamentos antes ou depois da relação sexual, que reduzem o risco de contágio.

O Dezembro Vermelho é uma mobilização anual, instituída pela Lei nº 13.504/2017, que chama a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV e outras ISTs.

O Brasil é referência mundial no tratamento de Aids e outras ISTs. Atualmente, cerca de 92% das pessoas em tratamento já atingiram o estágio de estarem indetectáveis, ou seja, estado em que a pessoa não transmite o vírus HIV e consegue manter a qualidade de vida.

“A atividade foi um sucesso, contando com a compreensão e adesão dos nossos pacientes. Espalhar conhecimento, sem preconceitos ou julgamentos, é fundamental para enfrentar as infecções sexualmente transmissíveis. Agradecemos todo o apoio da Secretaria de Saúde de Barueri, com a doação dos preservativos para a ação”, diz a Diretora Vice Presidente e Administrativa do IBRAGESP, Patrícia Lisboa Machado.

Compartilhe esta notícia
Notícias relacionadas