certificação

Notícias

Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo realiza treinamento sobre Setembro Amarelo

O Instituto Brasil de Gestão Pública – IBRAGESP realizou entre os dias 20 e 21 de setembro um treinamento com todos os colaboradores da Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo, em Barueri, sobre o Setembro Amarelo e prevenção ao suicídio.

A iniciativa, comandada pela enfermeira da unidade Magnólia Maria Queiroz de Sá, abordou um assunto que ainda é tabu, mas que precisa ser tratado com seriedade e respeito. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, as estatísticas mais recentes apontam cerca de 14 mil casos por ano. Ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia no País.

Os estudos mais avançados sobre o assunto mostram que a maior parte dos casos de suicídio está relacionada às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Psicólogos e especialistas em saúde mental concordam que a maioria desses casos poderia ter sido evitada se os pacientes tivessem acesso a tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Para a juventude, tratar desse assunto é ainda mais importante. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio já é a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

“Anualmente temos tratado do Setembro Amarelo, com respeito, diálogo e muita informação. Envolvemos todos os colaboradores da Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo nessa conscientização, que será repassada a amigos e familiares. Assim, ajudamos a espalhar conhecimento e acolher quem precisa de ajuda. Saúde mental é coisa séria”, afirma a a Diretora Vice Presidente e Administrativa do IBRAGESP, Patrícia Lisboa Machado.

Ao final do treinamento, todos receberam uma caixa de goma de mascar embalada com o tema do Setembro Amarelo, com a seguinte mensagem de prevenção: “Falar é o melhor remédio. Escute, não se cale, abrace, ajude, encoraje, respeite e distribua amor”.

Compartilhe esta notícia
Notícias relacionadas