Atendimento começa nesta quinta (25/2), para consultas especializadas e exames em diagnósticos
Os moradores do bairro Cruz Preta/ Engenho Novo, em Barueri – São Paulo, ganharam uma nova policlínica no último sábado (20). O equipamento inaugurado pela Prefeitura, em contrato de gestão com o Instituto Brasil de Gestão Pública (IBRAGESP), está localizado na Rua Clóvis Eduardo Silotto, 56, ao lado da 5ª Cia do BPM/M e será uma das referências municipais para consultas especializadas e exames em diagnósticos.
O espaço conta com atendimento ambulatorial 12 horas por dia, de segunda a sábado, das 7 às 19h. Serão realizadas consultas médicas especializadas, consultas não médicas, exames de diagnóstico por imagem, métodos gráficos e endoscópicos, biópsias e punções aspirativas para diagnóstico. Serão beneficiados 50 mil munícipes que residem nos bairros próximos.
A partir desta segunda (22), serão feitos os agendamentos pelo sistema da rede de saúde, das consultas de especialidades e exames de diagnósticos. Os atendimentos à população começam nesta quinta (25), para consultas de algumas especialidades prioritárias; e no sábado (27),para exames de diagnósticos.
Inauguração
No último sábado, autoridades do Município e equipes de profissionais do IBRAGESP, inauguraram a policlínica. O IBRAGESP será responsável pela gestão do equipamento.
De acordo com o presidente do instituto, Gilson de Oliveira, a prioridade foi adequar todos os setores, sem exceção, para melhor produtividade dos profissionais e atendimento humanizado aos munícipes. “Foram menos de 30 dias para executar todos os serviços de reparos, aquisição de móveis, equipamentos e contratação de funcionários. Todos os espaços têm sistema de climatização”.
Segundo o coordenador de planejamento da Secretaria de Saúde, dr. Fernando Juliani, para a inauguração do novo equipamento, foi obedecido um cronograma para o início dos atendimentos. “As equipes tiveram muito pouco tempo para organizarem a estrutura. O prédio já estava levantado, mas os detalhes, como quadro de funcionários e aquisição de equipamentos foram encaixados dentro do prazo. Hoje, a policlínica estabelece prioridade no atendimento das especialidades. Um exemplo é o setor de oftalmologia, que será a referência em procedimentos na nossa Cidade”.
O prefeito Gil Arantes esteve presente no evento de inauguração e falou sobre a parceria com o Instituto. “Sabemos que trabalhamos juntos, e juntos podemos proporcionar melhorias para os nossos munícipes. Esse equipamento vai oferecer conforto aos pacientes e profissionais”.
Instalações
A Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo foi instalada em um prédio de três andares. O piso térreo será disponibilizado para exames de endoscopia e colonoscopia, repouso da colonoscopia, tomografia, raio X, RPA, exame de cardiologia e três salas de ultrassonografia, além de salas de esperas com espaço lúdico para as crianças. Já o primeiro pavimento, ficará dois mezaninos: um será para farmácia e reuniões; e o outro, voltado para administração.
No último piso, o segundo andar, ficará almoxarifado, espaço para pequenas cirurgias, consultórios de oftalmologia, cardiologia, otorrino, endocrinologia, urologia, gastroenterologia, proctologia, dermatologia, enfermagem, além de nutrição e psicologia.
Para o gerente Operacional de Enfermagem, Luiz Cláudio Giacon, a estrutura da nova policlínica estabelece conforto. “Gostei muito porque todos os setores estão climatizados. Esse detalhe, além de contribuir para uma espera menos cansativa, promove um trabalho mais higienizado, garantindo um espaço salubre”.
O aposentado Nivaldo Luis de Araújo, de 67 anos, é morador do bairro São Silvestre. Para ele o local vai beneficiar as pessoas que dependem do transporte coletivo e as que estão em tratamento. “A instalação da policlínica neste bairro foi fundamental para quem depende de condução. Também estou tranquilo e satisfeito porque o local vai focar no atendimento de especialidades. No meu caso, o setor de oftalmologia vai ser muito importante. Faço tratamento e preciso de um acompanhamento. Na próxima semana vou me informar sobre os procedimentos para as consultas”, ressaltou.
O sistema de saúde pública de Barueri é composto por unidades básicas de saúde, prontos-socorros, ambulatório de especialidades e o Hospital Municipal. Para o secretário de saúde,o médico Antonio Carlos Marques, a abertura de mais um equipamento para a população barueriense é mais um passo para garantir a qualidade da saúde. “É um avanço enorme para o nosso município. Esse equipamento atua como elo da rede de saúde, beneficiando, não só os moradores do bairro, mas toda a população de Barueri”.