certificação

Notícias

IBRAGESP realiza apresentação sobre absenteísmo em sessão da Câmara de Barueri

Diretora Vice Presidente e Administrativa apresentou dados de abril/2022 a junho 2023 e propôs sugestões à Secretaria de Saúde para enfrentamento do problema

A Diretora Vice Presidente e Administrativa do Instituto Brasil de Gestão Pública – IBRAGESP, Patrícia Lisboa Machado, fez uma apresentação na Câmara de Barueri na última terça-feira, dia 1/8, onde abordou a questão do absenteísmo na Policlínica Cruz Preta/Engenho Novo de abril de 2022 a junho de 2023. A unidade pública de saúde é gerida pelo Instituto.

Absenteísmo é a ocorrência de pacientes que não comparecem ou faltam às suas consultas, tratamentos ou exames médicos agendados sem uma justificativa válida. O fenômeno é um problema mundial que os serviços de saúde enfrentam, com uma taxa média de 25% no Sistema Único de Saúde brasileiro, de acordo com estudos científicos.

Os dados compilados pelos técnicos do IBRAGESP apontam que durante o período analisado a Policlínica enfrentou um sério problema relacionado ao absenteísmo, sobretudo em consultas médicas e não médicas, procedimento de pequenas cirurgias e SADT (Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico). Para consultas médicas, a taxa de absenteísmo foi de 17,45%, enquanto a de consultas não médicas foi de 23,47%. Para pequenas cirurgias, o valor apurado foi de 23,36% e a situação mais grave foi no SADT, com taxa de absenteísmo de 27,65% de abril/2022 a junho/2023.

“O absenteísmo é problema muito sério, pois constitui um desperdício de recursos públicos, acarreta em profissionais disponíveis parados, atraso no atendimento de pacientes e em filas nunca finalizadas”, disse Patrícia durante a apresentação, que foi acompanhada pelo Secretário Municipal de Saúde de Barueri, Milton Monti.

Ações

Além de apresentar um panorama do problema, o IBRAGESP preparou algumas sugestões para o enfrentamento do absenteísmo, como uma parceria com a Central de Regulação para evitar perdas primárias, o envio de SMS ao celular do paciente tanto no minuto após a marcação quanto no dia que antecede o seu atendimento, além de iniciativas para reforçar a data do agendamento e meios de viabilizar o comparecimento do munícipe à unidade de saúde.

“Sabemos que o secretário Milton Monti está disposto a enfrentar esse problema e nos colocamos à disposição para auxiliar nesse trabalho. É possível melhorar de forma significativa a eficiência do sistema de saúde e garantir que mais pessoas sejam beneficiadas com serviços de qualidade”, finalizou a dirigente do IBRAGESP.

O titular da Secretaria de Saúde falou em seguida, corroborando os números apresentados e apontando os transtornos que o absenteísmo causa à própria população. “Se uma pessoa falta e não avisa a unidade de saúde, não podemos colocar outra pessoa no lugar. Quando um paciente não comparece a uma consulta, está tirando a oportunidade de um parente ou vizinho que poderia ser atendido. Por isso, a conscientização e o engajamento de todos é fundamental para enfrentar esse problema”.

Compartilhe esta notícia
Notícias relacionadas